Notícias

05/05/2023 | Sexta-feira | 23h09

Itaqui adere ao RS Digital e Tudo Fácil Empresas; Empresas poderão ser abertas em 10 minutos

Por Juliano Romero Cabral

Assessoria de Comunicação Social

Encontro ocorreu em Restinga Seca, região central do Rio Grande do Sul

Encontro ocorreu em Restinga Seca, região central do Rio Grande do Sul
Foto: Priscila Ely/Ascom EDP

A secretária da Fazenda e Desenvolvimento Econômico de Itaqui, Istely Valle, participou nesta quinta-feira (4) e sexta-feira (5/5) do XVII Fórum dos Secretários de Desenvolvimento Econômico, em Restinga Seca. De lá, a titular da pasta confirmou a adesão de Itaqui às plataformas do Governo do Rio Grande do Sul que geram desenvolvimento, como o RS Digital, RS Ter e o Tudo Fácil Empresas.

O evento que contou com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, e representantes da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Badesul, Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Procergs) e Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

Com o RS Digital, Itaqui fazer parte da Rede RS de Governo Digital, por meio da qual obtêm apoio no diagnóstico digital, acesso a capacitações e auxílio na elaboração de um plano de governo digital. Ainda este mês, em Porto Alegre, deve ocorrer a primeira oficina dirigida aos municípios participantes.

Já o RS TER disponibiliza, sistemicamente, os quatro eixos estratégicos (crédito, gestão, mercado e emprego) aos empresários e trabalhadores no RS, contribuindo com a empregabilidade e a implementação e sustentabilidade econômico-financeira desses negócios e com o desenvolvimento loco regional.

Sobre a adesão ao Tudo Fácil Empresas (TFE), Istely publicou que “Torna um fluxo que já é simplificado em uma maneira de abrir empresas com atividades de baixo risco em até 10 minutos, de forma gratuita, totalmente automática, ágil, fácil e sem burocracia”.

Encontro com o BRDE

Como Itaqui vem buscando por financiamentos junto ao BRDE, que somam crédito de R$ 22 milhões, para pavimentação de ruas e modernização da iluminação pública. A secretária da Fazenda Istely Valle aproveitou para dialogar com o diretor de Planejamento da instituição, Otomar Vivian, e o gerente, André Falcão.

Os dois membros do Banco de Desenvolvimento confirmaram, verbalmente, que o município está com a aprovação bem encaminhada e, possivelmente, em breve deverá ocorrer a assinatura do contrato.

Imagens Relacionadas
  •