03/02/2024 | Sábado | 21h50

Itaqui realiza a 1ª Festa da Melancia do Curuçu

Prefeito Leonardo e o ganhador do concurso de malancia mais pesada, o produtor familiar Onório Carvalho

Foto: Juliano Romero Cabral

Com o solo ideal e grande número de produtores de melancia foi realizada a 1ª Festa da Melancia do Curuçu, localidade no interior de Itaqui, na manhã deste sábado (3/2) na Associação Comunitária do Curuçu (ACC).

O evento foi uma realização da Associação dos Produtores da Agricultura Familiar de Itaqui (APAFI), Universidade Federal do Pampa – Unipampa Itaqui, Emater-RS/Ascar e Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMAI). Além do apoio das empresas Camera, Base Equipamentos e Agroped.

O evento reuniu cerca de 70 produtores do Curuçu e de localidades próximas, como Itaó e Passo da Cachoeira, por exemplo. Para abrir o evento, uma roda de conversa organizada pelo professor universitário Paulo Silveira e com a troca de experiências com o técnico agrícola Ivan Ananias. Entre as demais atrações, os concursos de quem come melancia mais rápido e quem cultivou a fruta mais pesada.

E as mais pesadas foram:

1º - 20,322 kg – de Onório Carvalho
2º - 20,056 kg – de Marco Cruz
3º - 19,874 kg – de Irma da Silva
4º - 19,198 kg – de José Gladimir
5º - 18,342 kg – de Mara Carvalho

O prefeito Leonardo Betin prestigiou o evento e destacou a iniciativa dos produtores. Também estavam presentes na Festa da Melancia, o vice-prefeito Clóvis Ravarotto Corrêa; o titular da SAMAI, Lucian Del Fabbro; o secretário adjunto da pasta, Gian Berro; a engenheira ambiental, Thielly Tuparay; a secretária de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo (SMECULT), Maricê Del Fabro; coordenador administrativo da Unipampa, Márcio Campos; do Poder Legislativo, a presidente Queli Ferreira, vice-presidente Daniela Sanchotene e os vereadores Elian Belous (PL) e Zé Silveira (PDT); da Emater-RS/Ascar estava a chefe do escritório de Itaqui, Ana Eliza Fonseca, o chefe de Maçambará, Leonardo Carneiro, e o gerente regional adjunto, Carlos Eduardo Suertegaray.