17/02/2024 | Sábado | 18h24

Itaqui recebe R$ 2,4 milhões em novo maquinário

Assessoria de Comunicação Social de Itaqui

Prefeito, vice, vereadores e secretários em ato de recebimento de maquinário

Foto: Juliano Romero Cabral

Na frente do Paço Municipal, a rua Bento Gonçalves ficou bloqueada na manhã de sábado (17/2), pois os veículos leves deram lugar a seis novas máquinas pesadas que precisaram ficar estacionadas para o maior ato de entrega de maquinário da história de Itaqui.

Somadas duas emendas parlamentares indicadas pelo deputado federal Giovani Cherine (PL), de R$ 2 milhões e de R$ 400 mil, com pequena variação de valores devido a descontos bancários e atualização de valores, o município recebeu com recursos do Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa) uma pá carregadeira; duas retroescavadeiras; dois tratores; e uma escavadeira hidráulica pequena. O Poder Executivo aguarda ainda a chegada de uma roçadeira articulada que está inclusa no recurso.

As emendas de Cherine atenderam a solicitação da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMAI), como também contribuirá para ações com a Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano e Rural.

"Para se ter uma ideia, lá em 2021, nosso Parque de Máquinas parecia mais um cemitério, uma sucata, agora está parecendo uma revenda de máquinas devido à quantidade de máquinas novas", brincou o prefeito Leonardo Betin em transmissão ao vivo na página do parlamentar e destacou que a primeira patrola motoniveladora que Itaqui recebeu na atual administração, bem como outras emendas, foi indicação de Cherini.

"A etapa de reestruturação e modernização de maquinário pesado está concluída. Agora a SAMAI focará na aquisição de implementos agrícolas para reestruturar as patrulhas agrícolas do interior do município e completar a patrulha móvel da secretaria", informou o titular da SAMAI, Lucian Del Fabbro.

Participaram do ato de entrega, além do chefe do Executivo e o secretário Lucian, o deputado Cherine e a esposa e presidente do PL Mulher RS, Adriane Cerini, por meio de videoconferência e transmissão ao vivo nas redes sociais; o vice-prefeito Clóvis Ravarotto Corrêa; a primeira-dama Renata Gavarone; a presidente do Poder Legislativo, Queli Ferreira; os vereadores Daniela Sanchotene (MDB), Elian Belous (PL) e Lauro Hendges (PL); secretariado municipal, funcionários e imprensa local.

Desde 2021, o Governo de Itaqui já recebeu 12 novos veículos pesados somente para reestruturar o Parque de Máquinas, além de um novo trator que foi para o interior do município fortalecer a agricultura familiar.