Notícias

20/02/2024 | Terça-feira | 14h22

Itaqui registra primeiro caso de Dengue em 2024; Caso só será contabilizado após diagnóstico do Lacen

Por Juliano Romero Cabral

Assessoria de Comunicação Social de Itaqui

Agentes de Combate às Endemias já realizam ações protocolares contra o mosquito Aedes aegypti

Agentes de Combate às Endemias já realizam ações protocolares contra o mosquito Aedes aegypti
Foto: Divulgação / Visa / SMS

Nesta terça-feira (20/2), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Vigilância Epidemiológica, confirmou o primeiro caso de pessoa infectada com o vírus da Dengue, em 2024, baseado nos critérios clínicos e teste de antígeno. Porém o caso somente será contabilizado após diagnóstico do Laboratório Central do Rio Grande do Sul (Lacen RS), em Porto Alegre. Uma amostra do sangue já foi coletada e encaminhada para diagnóstico do Lacen.
 
O primeiro caso positivo trata-se de uma mulher de 44 anos que viajou para Minas Gerais e retornou a Itaqui em 15 de fevereiro. No mesmo dia, a mulher começou apresentar sintomas de cefaleia, dor no corpo e febre. A paciente realizou o teste rápido de antígeno nesta terça-feira no Centro de Saúde, quando procurou atendimento médico, e o resultado foi positivo para a doença. Logo após, foi encaminhada para o Hospital São Patrício de Itaqui (HSPI), devido a situação sintomática. O caso é considerado importado, ou seja, a pessoa não teria sido infectada em Itaqui.
 
Também há quatro casos suspeitos aguardando resultados de exames. Conforme o Painel da Dengue da Secretaria Estadual da Saúde (SES), o município apresenta o Nível de Alerta 1 (em uma escala de 0 a 4), e é considerado infestado devido aos focos do mosquito Aedes aegypti - transmissor da Dengue, da febre Chikungunya e do Zika vírus.
 
A Secretaria da Saúde, por meio da Vigilância Sanitária (Visa), já vem tomando medidas protocolares como a Pesquisa Vetorial Especial (PVE) e borrifação de inseticidas em pontos estratégicos (Borrifação PE), como em borracharias e sucatas.
 
"Na PVE, os agentes de combate às endemias (ACE) delimitam um raio de 150 metros para se fazer uma varredura com a eliminação de possíveis criadouros em pátio e terrenos baldios. Essa ação é concluída com o apoio da Secretaria de Obras que faz o recolhimento dos criadouros e de um fiscal da Secretaria da Fazenda no auxílio para notificar locais fechados ou abandonados como terrenos com mato e lixo", destacou a supervisora de campo para prevenção e combate à Dengue da Visa, Benigna Guterres.
 
Algumas medidas preventivas:
 
- Triplique a atenção após as chuvas para evitar o acúmulo de água;
- Tampe bem as caixas d'água e limpe-as a cada 6 meses;
- Elimine os pratinhos dos vasos de plantas. Não cultive plantas em água;
- Guarde garrafas sempre com a boca para baixo;
- Mantenha calhas limpas e desobstruídas;
- Guarde pneus em locais cobertos e abrigados da chuva;
- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada.
 
Principais sintomas da Dengue
 
- Dor de cabeça intensa;
- Dor atrás dos olhos;
- Dores musculares e articulares;
- Náusea e vômito;
- Manchas vermelhas no corpo.