23/02/2024 | Sexta-feira | 23h51

Prefeito dá tom resolutivo à audiência pública sobre comércio exterior

Assessoria de Comunicação Social de Itaqui

Prefeito Leonardo Betin na audiência pública sobre comércio exterior na Câmara de vereadores de Itaqui

Foto: Juliano Romero Cabral

As históricas demandas aduaneiras que facilitariam a integração e desenvolvimento econômico das cidades-irmãs Itaqui, no Brasil, e Alvear e La Cruz, na Argentina, voltaram a ser pautadas na Audiência Pública sobre o Comércio Exterior, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (23/2), na Câmara de Vereadores de Itaqui.

Como autoridade máxima do município anfitrião, o prefeito Leonardo Betin foi o último a fazer o uso da palavra e disparou necessidades urgentes para que o debate da integração e avanço da comercialização bilateral prospere do campo das ideias para ações resolutivas.

“A gente reconhece a boa vontade, mas ainda falta um olhar do Governo argentino e o Federal brasileiro para tomar decisão”, frisou o chefe do Executivo. “Existem cartas e acordos assinados de 1997, 2004, vários foram assinados por autoridades dos nossos países e que nunca foram cumpridos. Como vamos dizer para a nossa comunidade que as coisas vão melhorar, se os acordos que são vigentes não são cumpridos. (...) Então, vou propor que a gente monte uma comissão e marque uma audiência na Assembleia Legislativa (que possui uma Comissão Mista Permanente do Mercosul e Assuntos Internacionais), para que eles possam entender que não podem tomar decisão sem conversar com os órgãos realmente interessados e que sofrem os problemas do dia a dia”, focou.

Além do comércio, Leonardo levantou a pauta sobre a disponibilidade de vagas em cursos e graduações nas cidades vizinhas que os alunos não podem usufruir devido a restrita oferta de horários da travessia da balsa sobre o rio Uruguai, durante manhã e tarde e somente de segunda a sexta-feira.

A audiência foi aberta pela presidente da Casa Legislativa, Queli Gomes Ferreira, e conduzida pelos vereadores Susana Diatel (PP) e Zé Silveira (PDT). Também contribuíram com falas, a Comissão de Direito Internacional da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB São Borja; a vice-intendente de La Cruz (ARG), Priscila Toledo; a secretária de Relações Institucionais de Alvear, Victoria Segovia, o diretor técnico da Associação Pró-Ponte de Itaqui e Alvear, Carlos Mandadori; o presidente da União dos Legislativos da Fronteira Oeste (ULFRO), Mário Augusto (Quaraí/RS); representantes de transportadoras que sofrem diariamente com os desafios aduaneiros; o secretário de Estado Adjunto do Trabalho, Tiago Cadó; o secretário de Desenvolvimento Econômico de São Borja, Darlan Santos; a diretora-geral do Projeto de Integração ArBra, Mercy Gervasoni; o presidente do Legislativo são-borjense, Jefferson Olea Homrich; o vereador de Uruguaiana, Marcelo Lemos (PDT); e os concejales Mario Joaquin Fernandes, de La Cruz, e Emilio Coco Pacheco, de Alvear.

O vice-prefeito Clóvis Ravarotto Corrêa e os secretários municipais Istely Valle (Fazenda e Desenvolvimento Econômico) e Alex Belmonte Sanchotene (adjunto da Administração) também acompanharam o evento no Palácio Rincão da Cruz que estava com diversificado público, incluindo imprensa e demais autoridades regionais.