09/03/2024 | Sábado | 19h07

Convênio entre Estado e município conclui abertura de nove açudes em Itaqui

Secretário da SAMAI, Lucian Del fabbro, e o coordenador regional da SEAPI, Antonino de Oliveira de Lima (Nino) vistoriando as obras no interior do município

Foto: Divulgação / SAMAI

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMAI) informou, neste sábado (9/3), que os nove açudes projetados, através de convênio entre o Governo do Rio Grande do Sul e a Prefeitura de Itaqui, foram concluídos e entregues a produtores rurais do interior do município.

O titular da SAMAI, Lucian Del Fabbro, e o coordenador regional da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), Antonino de Oliveira de Lima (Nino), estiverem averiguando a conclusão das escavações no começo do mês.

A criação de novos açudes foi planejada para reduzir os efeitos da estiagem aos produtores. O Estado repassou ao município R$ 91 mil para a obra de infraestrutura rural. A destinação deste valor integra as ações do eixo de qualificação da irrigação do Programa Estadual Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural.

A finalização dos açudes projetados também garantiu que o município está apto às novas etapas do programa que contemplará investimentos em poço artesiano e cisternas.