22/03/2024 | Sexta-feira | 22h23

Itaqui recebe parada da Caravana da Cultura do RS

Caravana Cultural da SEDAC passou por Itaqui nesta sexta-feira

Foto: Juliano Romero Cabral

O setor cultural de Itaqui e região foi mobilizado nesta sexta-feira (22/3) para receber a Caravana da Cultura da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) que tem como objetivo fortalecer o Sistema Estadual de Cultura (SEC) e promover os mecanismos de fomento cultural. As atividades foram realizadas durante manhã e tarde no plenário da Câmara Municipal de Vereadores com transmissão ao vivo nos canais oficiais da Prefeitura de Itaqui.

O evento contou com uma programação que reuniu apresentações artísticas como teatro, música, declamação e dança, organizada pela Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo (SMECULT) e o Programa Estadual de Formação e Qualificação na área cultural, com membros do Sistema Estadual de Cultura e do Departamento de Fomento da SEDAC.

O coordenador do SEC, Ruben de Oliveira, e a coordenadora adjunta de Relações Institucionais do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS (Codic/RS), Maiza Pereira Jaques, apresentaram os avanços do Sistema Estadual de Cultura. Já o Departamento de Fomento, através dos coordenadores Mateus Dalla Rosa (Lei de Incentivo à Cultura) e Adriane Minervino (Divisão de Editais), abordou sobre temas como Pró-cultura - Lei de Incentivo à Cultura (LIC-RS), Fundo de Apoio à Cultura, recursos descentralizados pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e sanou dúvidas a dirigentes de cultura, integrantes dos Conselhos Municipais de Cultura, artistas e produtores.

Também fizeram o uso da palavra, aidna na abertura do encontro, o vice-prefeito Clóvis Ravarotto Corrêa; a presidente do Legislativo, Queli Ferreira; e a titular da SMECULT, Maricê Del Fabro.

No público, também havia representantes de secretarias e departamentos de cultura de outras cidades da Região Funcional 6 (RF6), como o secretário de Cultura Edson Damião (São Borja), supervisora de Cultura Maiza Jaques (Uruguaiana), o diretor cultural Mauro Neto (Maçambará), e entre outros.