02/03/2024 | Sábado | 18h13

Na Capital, Executivo participa do lançamento do programa de irrigação e busca melhoria de serviços

Vice-prefeito Clóvis e o titular da SAMAI Lucian Del Fabbro

Foto: Divulgação / SAMAI

O vice-prefeito Clóvis Ravarotto Corrêa e o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMAI), Lucian Del Fabbro, participaram do lançamento da etapa 2 do programa de irrigação do Governo do Estado, que integra as ações do Programa Supera Estiagem, na quinta-feira (29/2), no Palácio Piratini, em Porto Alegre.

Os membros do governo municipal estiveram próximos do governador Eduardo Leite e do titular da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Giovani Feltes, que apresentaram a meta de mitigar os efeitos da estiagem no Rio Grande do Sul, aumentar a reservação de água e a irrigação (elevando a produtividade das culturas) e se aproximar da autossuficiência de grãos.

Itaqui está apto a receber investimentos, sendo no programa de irrigação por adesão direta com o produtor ou no convênio para perfuração de poços. A SAMAI informará na próxima semana quais os trâmites para que os produtores itaquienses possam se cadastrar no programa.

No ano passado o município já foi contemplado com a recuperação de nove açudes.

Também de Itaqui, estavam a presidente e vice-presidente da Câmara de Vereadores, Queli Gomes Ferreira e Daniela Sanchotene, respectivamente.

Outras agendas:

DAER – No escritório do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), o vice-prefeito Clóvis levou as demandas das estradas do interior.

Seapi – Na tarde de quinta-feira, o secretário Lucian esteve reunido com o diretor da Secretaria de Agricultura (Seapi), Jacir de Mello, para tratar sobre o andamento de algumas etapas do Programa Avançar.

Emater/RS - No escritório da Emater/RS-Ascar, o titular da SAMAI participou de uma reunião com o chefe de gabinete da instituição, Djedah Lisboa. "Discutimos a importância de mais uma cota para o município, ele garantiu que um novo funcionário já está em treinamento e o segundo dependerá da empresa poder fazer o aproveitamento dos candidatos aprovados no concurso público já realizado”, informou Lucian.