27/03/2024 | Quarta-feira | 22h47

Prefeito explana em 3 horas e 12 minutos ações do governo em 2023

Por Juliano Romero Cabral

A prestação de contas da atual administração ocorreu na Câmara de Vereadores e foi transmitida ao vivo

Foto: Juliano Romero Cabral

Em cumprimento ao artigo 20 da Lei Orgânica do Município, o prefeito Leonardo Betin, acompanhado do vice-prefeito Clóvis Ravarotto Corrêa, foi até o Palácio Rincão da Cruz, nesta quarta-feira (27/3), informar “através de relatório, o estado em que se encontram os assuntos municipais” referente a 2023. A Sessão Especial iniciou às 10h15, o chefe do Executivo iniciou sua explanação às 10h16 e encerrou às 13h28.

Na apresentação foi destacado a celebração de financiamento, no total de R$ 22 milhões, com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), que possibilitou a nova iluminação pública de LED para todos os bairros da cidade e as duas etapas de pavimentação que contemplarão 82 quadras concretadas e com sarjetas permeáveis, além de 22 já concluídas ainda em 2022. Também foram enfatizadas as novas redes de tubulação, recuperação de vias com cascalhamento, patrolamento e compactação. A entrega de duas novas unidades básicas de saúde aos bairros Cafifas e Chácara que estavam com obras paradas há cinco anos. O investimento em programas como o ReguLARiza Itaqui de regularização fundiária, o Petica com atividades a alunos de quatro escolas no contraturno das aulas, e o Eixo de Bem-estar Animal com castração de cães e gatos; a retomada do Dança Comigo Itaqui após hiato de 10 anos; a ampliação de atividades esportivas com mais categorias e modalidades e a criação do Circuito Verão; a aquisição de nova frota de maquinários; a priorização de ações de saúde em áreas urbanas e rurais, incluindo finais de semana e em horários estendidos, e com o recebimento de novos médicos.

“Tenho certeza que hoje ao vermos uma população que nos cobra asfalto e melhorias e que não nos cobrou quatro anos atrás porque não se tinha nem se quer autoestima para fazer isso. Viam o momento difícil que a cidade vivia, mas hoje vê que com trabalho e empenho coletivo, da sociedade, do Legislativo e do Executivo, Itaqui deixou de ser aquela cidade que tinha o espaço no jornal para polêmica e hoje temos um espaço para mostrar uma cidade que tem potência em economia sustentável com iluminação de LED e pavimentação de concreto”, proferiu o chefe do Executivo em sua fala final.

A Sessão foi aberta e encerrada pela presidente da Câmara de Vereadores, Queli Gomes Ferreira, contou com a presença dos parlamentares da Casa Legislativa, secretários municipais e da primeira-dama Renata Gavarone.

A prestação de contas foi transmitida ao vivo nos canais oficiais da Câmara Municipal de Vereadores no Facebook e Youtube.

Confira a Sessão Especial