08/03/2024 | Sexta-feira | 12h31

Sindserpi promove discussão sobre proposta de reestruturação do FAPS

Por Leticia Licker

Encontro ocorreu na sede do Sindicato

Foto: Juliano Cabral

O consultor previdenciário e atuário da Lumens Atuarial, Guilherme Walter, esteve mais uma vez em Itaqui, na noite desta quinta-feira (7/3), em encontro promovido pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itaqui (Sindserpi) para explanar sobre a proposta de reestruturação do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) de Itaqui que é o Fundo de Aposentadoria e Pensão dos Servidores (FAPS).

Em 5 de fevereiro, o Poder Executivo protocolou o Projeto de Lei nº 3/2024 na Câmara de Vereadores que trata sobre a reestruturação da massa dos segurados do FAPS. Como a proposta tramita no Legislativo, o sindicato resolveu ampliar o debate com os servidores municipais.

Em agosto do ano passado, a Prefeitura de Itaqui, por meio das secretarias municipais da Fazenda e Desenvolvimento Econômico e da Administração, já havia realizado um evento semelhante no auditório da Associação Comercial e Industrial de Itaqui. Na oportunidade, Walter já havia salientado, como disse novamente na sede do Sindserpi na noite de quinta-feira, os pontos positivos da Reforma Previdenciária aprovada em 2022 que adequou o município ao sistema de previdência social e de regras de transição.

No sindicato, o atuário explanou as mudanças propostas na revisão da segregação da massa que trata da redistribuição dos segurados do RPPS entre os dois grupos existentes, denominados Plano Financeiro e Plano Previdenciário. A reestruturação aprovada não trará nenhum impacto em aumento de alíquotas ou contribuições.

Participaram do evento, o vice-prefeito Clóvis Ravarotto Corrêa; a presidente do Sindserpi, Teresinha Alves; a titular da Fazenda, Istely Valle; o titular da Saúde, Eduardo Kulmann; os secretários adjuntos Maurício Talhaferro (Fazenda e Desenvolvimento Econômico) e Alex Belmonte Sanchotene (Administração); a presidente da Câmara de Vereadores, Queli Gomes Ferreira, e os vereadores Daniela Sanchotene (MDB), Lauro Hendges (PL) e Solange Carniel (PDT); do presidente do Conselho Administrativo do FAPS, Rudi Munieweg; e o gestor do FAPS, Darzone Maica.

Acompanhe a explanação do autuário sobre a Reestruturação do FAPS no vídeo:

<<   |   >>