19/04/2024 | Sexta-feira | 08h03

Por meio da Políticas de Gênero, Transcender capacita profissionais da saúde e assistência social de Itaqui

Palestra ocorreu na Associação Maria das Dores

Foto: Juliano Romero Cabral

Na manhã desta quinta-feira (18/4) foi realizada a capacitação do Ambulatório Transcender, de Santa Maria, para os profissionais da área da saúde e assistência social, como Cadastro Único (CadÚnico) e CREAS Novos Laços, de Itaqui. Entre os temas abordados a integridade, a interseccionalidade e o acolhimento como ferramenta de atendimento à população LBGTQIAPN+. O encontro ocorreu na Associação Maria das Dores.

Do serviço de Santa Maria, a enfermeira Salete Scaramussa e a redutora de danos Lisielle Campos ministraram a roda de conversa com os usuários do Ambulatório, Nicolas Prestes e Tomas Ribeiro, que estavam à disposição para responder perguntas e contar sobre suas trajetórias.

A assessora de Políticas de Gênero, Graciela Osório, e a servidora da Saúde, Salete Meneses, conduziram o evento que foi aberto com o canto da servidora Cleir Fagundes. Estavam presentes na palestra o prefeito Leonardo Betin, o vice-prefeito Clóvis Ravarotto Corrêa, a secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Carla Lima (Coca), e a secretária da Saúde, Andressa Deobald.

A capacitação foi uma promoção da Assessoria de Políticas de Gênero em conjunto com as secretarias municipais da Saúde (SMS) e de Desenvolvimento Social e Habitação (SMDSH).