07/05/2024 | Terça-feira | 16h01

Em situação de emergência, Itaqui soma 567 pessoas entre desabrigados e desalojados

Águas do rio Uruguai seguem avançando em Itaqui

Foto: Juliano Romero Cabral

As águas do rio Uruguai seguem avançando em Itaqui atingindo a cota de 10,68 metros, conforme atualização do Sistema Geológico do Brasil (SGB), às 15h15 desta terça-feira (7/5). Conforme a Defesa Civil de Itaqui, o número de atingidos pela enchente soma 567, entre desalojados e desabrigados.

O prefeito Leonardo Betin assinou o Decreto nº 9.035/2024, na segunda-feira (6), que “declara Situação de Emergência nas áreas urbana e rural do município de Itaqui”, com vigência de 180 dias.

O número de casas fixas atingidas, até o momento, chega a 94. E já são 91 casas volantes tracionadas de áreas de risco para locais seguros. O Ginásio Castelo Branco (Castelão) está funcionando como abrigo para 44 pessoas. No interior também há localidades afetadas com bloqueio de estradas vicinais. Todas as quatro balsas que fazem a travessia nas divisas do município, incluindo com a cidade de Alvear (ARG), estão paradas.

Na bacia, o manancial está baixando entre Itapiranga e Garruchos. A elevação está perdendo a força em São Borja, mas cresce, em média de 4 cm/h, em Itaqui.

Equipes da Secretaria de Obras e do Exército realizam a mudança das famílias afetadas pela cheia.

SOS Enchente

O CRAS Acolher é o ponto de arrecadação de roupas, cobertas e toalhas para serem destinadas às famílias afetadas pela enchente do rio Uruguai. Já a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação (SMDSH) é ponto de coleta de alimentos não perecíveis.