08/05/2024 | Quarta-feira | 18h10

Equipes trabalham dia e noite para atender flagelados; Enchente afeta mais de mil pessoas em Itaqui

Equipes estender até o horário noturno para atender as famílias atingidas pela enchente do rio Uruguai em Itaqui

Foto: Istely Valle

O rio Uruguai segue avançando em Itaqui e atingiu a cota de 11,65 metros, conforme atualização do Serviço Geológico do Brasil (SGB), às 17h15 desta quarta-feira (8/5). As águas recuam bacia acima, entre Itapiranga e São Borja, esta última com baixa do nível desde a manhã.

Conforme o Boletim de Alerta Hidrológico do SGB, o nível do rio em Itaqui deverá atingir a marca de 12,06 metros até às 7h de quinta-feira (9).

Equipes da Prefeitura de Itaqui seguem fazendo o acompanhamento de famílias afetadas pela enchente, durante o dia e, inclusive, à noite. O número de atingidos chegou a 1.142 pessoas, entre desabrigados e desalojados. Funcionam como abrigo o Ginásio Castelo Branco (Castelão) e o Parque de Exposições do Sindicato Rural.

O 2º Pelotão de Bombeiros Militar (2º PelBM) iniciou durante a tarde a travessia por barco de moradores ilhados no bairro Ponte Seca. O 1º Regimento de Cavalaria Mecanizado Sá Britto (1º RC Mec) também está auxiliando nas mudanças das famílias para locais seguros em casa de familiares ou nos abrigos cedidos.

Empresas e grupos de pessoas também se somam como voluntários para apoiar as ações da Defesa Civil de Itaqui.

A cheia afeta a área rural, em plantações e estradas vicinais, interrompeu a travessia das quatro balsas que atuam nos limites do município – incluindo a divisa com a cidade argentina de Alvear -, bloqueou o acesso à ponte sobre o rio Ibicuí, na BR 472, entre Itaqui e Uruguaiana, e afeta diretamente os bairros Ponte Seca, Centro, Cerrinho Dois Umbus, Várzea e 24 de Maio.