Notícias

15/05/2023 | Segunda-feira | 17h58

Receita Federal doa carro ao Conselho Tutelar de Itaqui

Por Juliano Romero Cabral

Assessoria de Comunicação Social

Entrega aconteceu em frente à Alfândega da Receita Federal de Uruguaiana

Entrega aconteceu em frente à Alfândega da Receita Federal de Uruguaiana
Foto: Divulgação / SMDSH

Através de um pedido da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação (SMDSH), a Receita Federal do Brasil (RFB) doou um carro para o Conselho Tutelar de Itaqui.

Nesta segunda-feira (15/5), a titular da SMDSH, Coca Lima, o coordenador de Mobilidade Urbana, Gomercindo Santos, e a primeira-dama Renata Gavarone foram até a Alfândega da RFB de Uruguaiana receber o veículo Fiat Siena Essenve, ano 2013.

O grupo de Itaqui recebeu as chaves das mãos do delegado adjunto da alfândega da RFB, o auditor-fiscal Vinícius Ribeiro Magoga.

A necessidade de veículo

Somente em 2022, o Conselho Tutelar de Itaqui realizou 4.651 atendimentos. Entre eles, foram mais de 400 denúncias envolvendo maus tratos e negligência, sendo 140 deslocamentos para exames e perícias, além de buscas ativas, fiscalizações e demandas diárias.

Cidadania Fiscal

A secretária Coca Lima e a primeira-dama Renata Gavarone também participaram na Alfândega da Receita Federal de uma reunião sobre o Cidadania Fiscal da RFB, com a representante do programa, a analista tributária Maria da Graça de Jesus Brazeiro e o assessor de gabinete, o analista tributário Sérgio Itamar Nunes de Araújo.

A Cidadania Fiscal está presente em todas as ações da Receita Federal, atua como um importante instrumento de aproximação entre o Estado e a sociedade e promove:

- a compreensão quanto aos direitos e deveres relacionados à tributação;
- a participação ativa do cidadão na construção de uma sociedade mais justa e solidária;
- a conscientização dos contribuintes a respeito da função socioeconômica dos tributos;
- a divulgação do papel da Receita como agente fundamental ao provimento de recursos que viabilizam o Estado brasileiro.